As festas de fim de ano já passaram e agora começam as oportunidades de se planejar com novas resoluções financeiras. Todos os anos, milhares de pessoas definem metas que vão desde saldar dívidas até investir ou economizar para a entrada de um imóvel.

Infelizmente, o caminho para o sucesso não é linear e são esperados contratempos e momentos de progresso lento, especialmente durante uma pandemia, quando seu emprego pode não ser seguro ou sua moradia pode ser imprevisível.

A chave é definir metas gerenciáveis, planejar para o sucesso e compreender que grandes objetivos levam tempo e consistência para serem alcançados. Veja como lidar com algumas das metas financeiras mais comuns para 2021 e as etapas que você deve seguir para garantir o sucesso

Contents

Pagar dívidas deve ser sua primeira meta financeira de ano novo

Quitar dívidas é uma das melhores coisas que você pode fazer por suas finanças em 2021. Os juros costumam ser um entrave em suas finanças e eliminar seus pagamentos mensais libera seu bolso para outras metas, como economizar para grandes compras ou investir em seu futuro.

Estabeleça metas realistas

Ao definir a meta de saldar a dívida, é essencial definir um valor específico e realista. Se você nunca pagou dívidas antes, comece pequeno. Se você atingir sua meta antes do final do ano, pode sempre comemorar a vitória e reavaliar pagamentos adicionais.

Escolha sua estratégia

Depois de determinar o quanto pode ser pago, você deverá escolher qual a melhor estratégia. Se você tiver várias dívidas, existem duas grandes estratégias para que você consiga quitar todas:

·       Bola de neve – comece primeiro com a menor dívida e, quando ela for paga, direcione seus pagamentos para a próxima e assim por diante. Essa estratégia prepara você para ganhos rápidos e ajuda a criar impulso em sua jornada de reembolso.

·        Avalanche – nesta estratégia, você enfrentará a dívida com a maior taxa de juros primeiro, independentemente do saldo. A avalanche é a maneira mais rápida de saldar sua dívida, mas requer mais disciplina.

Defina um orçamento

Se você sabe o valor da dívida que deseja pagar neste ano, pode usar uma calculadora de empréstimo simples para determinar quanto deve pagar a cada mês para cumprir sua meta. Depois de fazer isso, é melhor incorporar esse pagamento ao seu orçamento. Se você não tem um orçamento, existem vários modelos excelentes disponíveis online, ou você pode usar um aplicativo como o Mint.com para rastrear automaticamente suas despesas.

Se você sabe o valor da dívida que deseja pagar neste ano, pode usar uma calculadora de empréstimo simples para determinar quanto deve pagar a cada mês para cumprir sua meta. Depois de fazer isso, é melhor incorporar esse pagamento ao seu orçamento. Se você não tem um orçamento, existem vários modelos excelentes disponíveis online, ou você pode usar um aplicativo como o Mint.com para rastrear automaticamente suas despesas.

Pagamentos automáticos

Agendar pagamentos automáticos é uma maneira fantástica de saldar dívidas passivamente. Programe um pagamento extra automático para pagar sua dívida a cada mês e deixe a automação mantê-lo no caminho certo para a liberdade de endividamento.

Faça pagamentos extras

Se você é um super-realizador como eu, quer se livrar de sua dívida o mais rápido possível. Acelere o processo de pagamento de dívidas fazendo pagamentos extras sempre que houver dinheiro extra disponível em horas extras, presentes de aniversário e restituições de imposto de renda.

Compre uma casa (se você quiser)

Comprar uma casa é o objetivo de tantas pessoas da minha idade, mas na era atual de aumento dos preços das casas, não é tão simples como contratar um corretor de imóveis e começar a procurar. O processo de compra de uma casa começa com meses de planejamento.

Defina um preço máximo de compra

A primeira etapa do processo de compra de uma casa é a pesquisa de mercado. Determine onde você gostaria de morar e em que tipo de casa (por exemplo, uma casa geminada ou um condomínio). Analise quanto custam as casas em sua região ideal e defina um preço máximo de compra com base nessas informações. Você pode usar um simulador de cálculo de hipoteca para ajudar a orientá-lo sobre quanto você pode pegar de empréstimo e um simulador de pagamento de hipoteca para prever quanto custará a manutenção mensal da sua casa.

Defina uma meta para o valor de entrada

Provavelmente, você não pode comprar a casa dos seus sonhos na região dos seus sonhos. Você precisará se comprometer reduzindo o preço máximo de compra ou aumentando o pagamento da entrada. Dar uma entrada mais significativa em uma casa pode torná-la mais acessível mês a mês. Use um simulador de pagamento de hipoteca para brincar com diferentes formas de adiantamento e ver como eles afetam seu pagamento mensal. A partir daí, você pode determinar com precisão quanto deve economizar para o pagamento da entrada.

Comece a fazer um orçamento

Depois de determinar quanto você precisará economizar para sua entrada, é hora de reunir seus fundos. Você pode considerar ganhar um presente de um membro da família o, mas a maior parte do seu dinheiro provavelmente virá da poupança. Portanto, abra uma conta de poupança com juros altos e inclua em seu orçamento como “valor para entrada do imóvel”.

Mude seus hábitos para começar a economizar mais

Quanto mais você puder economizar, mais rápido será capaz de adquirir um imóvel, por isso é inteligente cortar todas as outras despesas temporariamente para que você possa colocar mais dinheiro na poupança.

Algumas pessoas optam por morar com os pais ou aceitar um segundo emprego para aumentar sua renda. Essas são mudanças significativas, mas ajudarão você a alcançar sua meta de se tornar um proprietário muito mais rápido.

Comece a investir

Investir é um dos passos mais importantes que você pode tomar para garantir o futuro – você terá uma aposentadoria confortável e feliz. Para alguns, investir pode ser uma perspectiva assustadora, mas não precisa ser. Veja como começar a investir em 2021.

Eduque-se

Você não precisa saber os detalhes de cada ação da Bolsa de Valores de Toronto para investir, mas deve ter um conhecimento básico de como funciona o investimento. Um ótimo lugar para começar é com os livros. Meu favorito é o Millionare Teacher, que apresenta um índice de investimento automático de uma forma muito amigável. Um professor canadense o escreve, então é uma linguagem que você pode entender (TFSA, RRSP, etc.) 

Se você não gosta de livros, existem várias cartilhas disponíveis online. Meu favorito é a Wealthsimple’s investing masterclass. Wealthsimple usa uma estratégia de investimento passivo ganhadora do prêmio Nobel, e eles explicam tudo em sua cartilha.

Escolha uma plataforma

Depois de decidir começar a investir, você precisará decidir onde colocar seu dinheiro. O seu banco provavelmente tem um consultor financeiro licenciado para lhe vender fundos mútuos, mas esses fundos têm algumas das taxas mais altas do mundo, o que reduzirá seus retornos a longo prazo. Uma excelente alternativa aos fundos mútuos de um banco tradicional é investir seu dinheiro com um Robo-advisors. Meu favorito é o Wealthsimple devido às suas taxas baixas, interface bonita, saldo mínimo em conta baixo e amplo centro de aprendizagem. Existem muitos Robo-advisors disponíveis no Canadá hoje – seu banco tradicional provavelmente até oferece um.

Quanto você pode pagar?

Você não precisa ser uma pessoa muito rica para começar a investir. A maioria dos Robo-advisors permite que você abra uma conta com apenas $100. Se você é iniciante em investimentos, é mais importante estabelecer o hábito de contribuir regularmente ao invés de  investir milhares de dólares imediatamente.

Dito isso, se você tem um amplo espaço em seu orçamento para investir, deve ter como objetivo contribuir com pelo menos 10% de sua receita a cada mês.

Lembre-se de que investir é uma atividade de longo prazo

Agora, aqui está a parte difícil de investir – manter as mãos livres. Investir seu dinheiro é uma proposta de longo prazo. Seus investimentos passarão por altos e baixos, e é essencial resistir ao impulso de interferir com eles durante os períodos de baixa ou retirar dinheiro para necessidades imediatas.

Seu dinheiro precisa ficar parado para aproveitar as vantagens dos juros compostos – que Einstein chamou de a oitava maravilha do mundo. Se você investir seu dinheiro e deixá-lo para ganhar juros compostos a longo prazo, você se encontrará sentado em uma verdadeira mina de ouro de recursos em seus últimos anos.

Se você sacar dinheiro ou se preocupar com sua estratégia de investimento em tempos de turbulência, você reduzirá seus retornos futuros e se privará da chance de viver confortavelmente na velhice.

Certifique-se de tornar isso fácil e satisfatório

Investir é mais fácil se você torná-lo uma parte automática de seu orçamento mensal. A maneira mais simples de fazer isso é colocá-lo em seu orçamento para investir e agendar contribuições automáticas. Faça do investimento algo que faz parte dos seus compromissos financeiros mensais, como pagar a conta do seu celular. Assim que o seu patrimônio começar a crescer, você perceberá o quanto investimento é extremamente satisfatório.

O resultado final

Embora cobrimos uma grande variedade de metas financeiras hoje, você provavelmente notou alguns temas repetidos. Isso porque a verdadeira chave para definir e alcançar metas financeiras se resume a quatro princípios fundamentais:

  • Mensurável
  • Atraente
  • Fácil
  • Satisfatório

Se você conseguir fazer com que esses quatro princípios se apliquem a suas metas financeiras, poderá estabelecer qualquer meta e ter uma boa chance de alcançá-la.

Fonte: https://www.ratehub.ca/