Durante a contratação de um financiamento no Canadá, muitas dúvidas podem surgir com questões envolvendo juros, valor das parcelas, encontrar a instituição ideal e profissionais gabaritados. Por isso, inicialmente, é preciso esclarecer esses pontos importantes para você fazer um excelente negócio.

O que é?

Na compra do seu imóvel, você vai se deparar constantemente com novos termos. Para resolver este problema, essa seção traz algumas definições que podem te ajudar!

Mortgages são financiamentos imobiliários. Mortgage Loan se refere especificamente ao financiamento de algum imóvel.

É o tempo em que as taxas de juros e as opções de pagamento escolhidas terão efeito em sua mortgage. Ao final de cada termo, os juros e as formas de pagamento serão renegociadas. Cada financiamento possui termos/períodos de diferentes durações.

Open Mortgage: É permitido ao mutuário pagar o financiamento adiantado, sem penalidades.

Closed Mortgage: O mutuário não pode adiantar o pagamento do financiamento sem uma negociação com o credor.

Conventional Mortgage: Financiamentos até 80% do imóvel. Exige um valor de entrada de ao menos 20%.

High-Ratio Mortgage: Financiamentos de mais de 80% do imóvel. O valor de entrada será menor que 20%.

O Credit Score é o fator mais importante da sua vida financeira no Canadá!

Os canadenses contam com algumas empresas, como a Equifax e a TransUnion, que em parceria com os bancos analisam suas transações financeiras, sua renda, suas linhas de crédito e os seus pagamentos. A partir disso, será atribuída uma pontuação entre 300 e 900.

Quanto mais próximo a 900 estiverem os seus pontos, mais confiança você dará ao bancos e, consequentemente, mais dispostos estarão eles a oferecer financiamentos mais altos e com melhores condições de pagamento.

Além disso, o Credit Score também é consultado em diversas situações: ao abrir uma linha telefônica, contratar um serviço de internet, alugar uma casa, financiar um carro e até mesmo em algumas entrevistas de emprego. Por isso, é muito importante ter uma pontuação adequada.

Para saber como funcionam os bastidores do Credit Score e como construir uma pontuação saudável, baixe aqui o meu guia em português!

É feito um cadastro com todos os dados do cliente: endereço residencial, endereço de trabalho, análise de crédito, entre outros. Os credores, então, vão emitir uma carta dizendo qual o valor que estão dispostos a emprestar.

Fixed Rate (Taxa Fixa): A taxa de juros se mantém estática durante cada termo do financiamento.

Variable Rate (Taxa Variável): A taxa de juros flutuará durante os termos do financiamento de acordo com o mercado e com os aumentos estipulados pelo Bank of Canada.

Protected Variable Rate (Taxa Variável Limitada): A taxa de juros poderá variar de acordo com o mercado, mas terá um limite máximo.

É o valor de entrada necessário para financiar o imóvel.

O Closing Cost representa os custos necessários para a finalização do processo de compra do imóvel, como impostos e contas diversas. Geralmente equivalem de 2% a 5% do valor de compra.

É o período concordado para a quitação total do financiamento.

É a frequência de pagamento das prestações do financiamento. Pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

Permite que você transfira o seu financiamento para outro imóvel em caso de mudança.

O refinanciamento permite você estabelecer um novo financiamento para o seu imóvel já financiado, mas não totalmente quitado. Dessa forma é possível conseguir novas taxas, termos e opções de pagamento.

Quando é finalizado um dos termos do seu financiamento, você pode renovar o contrato com seu credor ou buscar novos, com condições de pagamentos diversas.

Conheça mais

E pra quem já conhece todos os termos, explicamos cada detalhe do processo!

Eu, como Mortgage Broker, sou o primeiro passo no processo de compra de um imóvel. Sou uma profissional licenciada, atuo no mercado canadense há mais de uma década, mantenho contato com 50 instituições financeiras e possuo a expertise necessária para te ajudar a encontrar o melhor empréstimo.

Mesmo que o comprador tenha a opção de se dirigir a um banco pessoalmente, o broker se faz mais vantajoso porque:

  • Encontra financiamentos nas mais variadas instituições, desde os grandes bancos até credores menores que não contam com acesso direto ao público. Isso significa economia de tempo e dinheiro.
  • O banco consultará a sua pontuação no Credit Score* para delimitar as condições do financiamento, mas esta consulta ficará registrada. Caso você se dirija a outros bancos e essas consultas se acumulem, você perderá pontos de Credit Score. O Mortgage Broker evita este cenário ao contatar vários credores com apenas uma consulta à sua pontuação.
*Para saber mais sobre o Credit Score, como ele funciona e quais os fatores que delimitam a sua pontuação, consulte o meu guia aqui!

Muitos me perguntam se posso ajudá-los com vistos, mas a compra de um imóvel aqui no Canadá não é garantia de sucesso ou tratamento especial na aplicação para qualquer tipo de residência.

Imigração é um processo delicado e envolve inúmeras variáveis. Por isso, recomendo que busque informações com o próprio governo canadense ou com empresas e advogados especializados.

Não é preciso visto ou residência para comprar algo aqui, mas as condições mudam no processo de aquisição do imóvel.

Em algumas cidades canadenses, como Toronto e Vancouver, os não residentes pagam a Non-Resident Speculation Tax, que representa 15% do valor do imóvel. Para maiores informações sobre os locais e circunstâncias desta taxa, assim como quem tem direito à restituição, consulte seu advogado ou corretor de imóveis.

Além disso, costuma-se exigir 35% do valor do imóvel na entrada, taxas de juros diferenciadas e a tradução de alguns documentos, o que torna imprescindível a ajuda de profissionais especializados.

Sim. Inclusive, com as novas regras da CMHC (Canada Mortgage and Housing Corporation), os self-employed/trabalhadores autônomos terão mais facilidade em conseguir financiamentos imobiliários no Canadá.

O primeiro passo precisa ser dado com um Mortgage Broker. Nós usaremos todas as instituições financeiras em nosso alcance para encontrar o melhor financiamento para o seu bolso.

Com este financiamento em mãos, é hora da segunda etapa: procurar o seu imóvel ao lado de um real estate professional -o corretor imobiliário. Este profissional conhecerá as melhores opções para o seu orçamento e vai te guiar pelas ofertas do realtor.ca.

Por fim, um bom advogado fechará o último passo, pois ele analisará todos os documentos e contratos para garantir que o acordo final esteja em conformidade com os seus direitos.

Para financiar um imóvel no Canadá, é necessário seguir os passos abaixo:

1. Solicitar um Mortgage Pre-Approval com o seu Mortgage Broker, onde serão feitas:

  • a) Análise de Credit Score;
  • b) Análise de renda;
  • c) Análise de despesas.

2. Preparar o downpayment (valor de entrada)

  • a) 20% do valor do imóvel para financiamento convencional, ou
  • b) Entre 5% e 19.99% do valor do imóvel para financiamentos especiais junto à instituições e seguradoras específicas*, ou
  • c) 35% do valor do imóvel caso o comprador não seja residente

3. Sair à procura do imóvel ao lado de um corretor licenciado

  • a) Com a Mortgage Pre-Approval em mãos, você saberá exatamente quais imóveis estão dentro do valor do seu empréstimo;
  • b) Caso seja a sua preferência, trabalho junto à uma grande equipe de profissionais brasileiros e portugueses que ficarão felizes por te atender em português.
*Consultar elegibilidade com o seu Mortgage Broker.

O Credit Score é o requisito mais importante pois ele delimitará quais as condições do empréstimo. Quanto maior a sua pontuação, maior será o valor oferecido pelos bancos e melhores serão as taxas e os juros.

Geralmente, pontuações a partir de 650 já dão acesso a boas taxas com os bancos, mas números entre 700 e 900 garantem as melhores condições de financiamento.

É necessário ter em mãos o downpayment (valor de entrada), que pode variar entre 5% e 20% do valor do imóvel. Por fim, é exigido um emprego fixo no Canadá há mais de três meses e possuir visto de residência ou uma permissão de trabalho (Work Permit).

Caso o interessado não seja residente canadense, ele ainda pode financiar um imóvel sob condições específicas. Consulte um Mortgage Broker para saber mais.

Esta é uma peça fundamental para uma boa vida financeira no Canadá, mas o Credit Score ainda é confuso e obscuro tanto para nativos quanto para newcomers.

Algumas dicas para manter uma boa pontuação:

  1. Não atrase faturas de cartões de crédito;
  2. Não atrase contas diversas, como aluguéis ou qualquer tipo de serviço;
  3. Tente utilizar o máximo de 30% de suas linhas de crédito, incluindo cartões (o extrapolamento deste valor pode ser visto pelos bancos como falta de planejamento financeiro);
  4. Se possível, tenha dois cartões de crédito seguindo as instruções acima.

Estes são apenas alguns conselhos básicos. Para construir e manter uma pontuação saudável, é necessário conhecer os bastidores do Credit Score, bem como os efeitos de cada prática financeira em sua pontuação. Para te ajudar neste ponto, disponibilizo este pequeno guia em português.

O Credit Score é um raio-x do seu histórico financeiro. É uma das ferramentas que os concessores de crédito, como bancos e empresas de cartão de crédito, usam para decidir conceder crédito a você. Quanto maior o seu Credit Score melhores serão suas condições de financiamento.

O Down Payment é o valor da entrada do seu imóvel.

Financiamentos tradicionais para residentes canadenses normalmente exigem uma entrada de 20%.

Para residentes no Canadá, essa entrada também pode variar entre 5% e 19,99% do valor do imóvel para financiamentos especiais junto às instituições e seguradoras específicas, mediante consulta de elegibilidade junto ao seu Mortgage Broker.

Já aqueles que ainda não são residentes do Canadá devem pagar de entrada cerca de 35% do valor do imóvel.

No processo de compra de um imóvel, é necessário ter uma reserva financeira para cobrir os Closing Costs, custos necessários para fechar a compra. Neles estão inclusas diversas cobranças, como o imposto sobre transferência do imóvel, seguros, taxas de inspeção, advogados e outras taxas burocráticas, todas sob responsabilidade do próprio comprador. Por isso, é recomendável guardar entre 1,5% e 4% do valor do imóvel, além da entrada.

Após a escolha do imóvel, o processo de finalização da compra pode ser concluído em até 5 dias úteis. A avaliação final, realizada pelo banco ou instituição financeira, consiste em análise da carta de crédito, localização da casa e documentação.

CONTATO

Preencha os seus dados e receba uma consultoria especializada em todo o processo de financiamento do seu imóvel